domingo, 22 de março de 2009

Constroi um texto que integre o aparelho digestivo,nutrientes e o paparelho circulatorio.

A comida entra pela boca e é triturada pelos dentes e atacada pela saliva (e as suas enzimas) , quando deglutinada com a ajuda da epiglote e a língua, a comida que agora é designada bolo alimentar, passa pela faringe e cai no esófago ate que chega ao esfinter cardico e entra no estômago, onde as enzimas separam os nutrientes em moléculas mais pequenas (com a ajuda do pâncreas e do fígado) . Depois de estas misturas todas o bolo alimentar e designado de Quimo.
O quimo que agora entrou no intestino delgado (que tem 7,5 cm) é atacado por mais enzimas que separam os nutrientes em moléculas mais pequenas do que já estavam para poderem ser melhor absorvidas no intestino delgado e grosso, o que não é absorvido é excretado através do ânus em forma de fezes. Quando os nutrientes e as proteinas são absorvidas eles entram no sangue venoso que contêm CO2 (Dioxido de Carbono) entra pela auricula esquerda e passa pela valvula bicuspide e cai no ventriculo esquerdo que bombeia para a arteria aorta passando pela valvula semi-lunar aortica, passa a arteriolas, depois veias, de seguida venolas, capilares, ai há uma troca gasosa (entre CO2 e O2) e o sangue passa para as venolas e pra as veias e entra pelas vais cavas superiores e inferiores onde esta a auricula direita passa pela valvula tricuspide entra no ventriculo do mesmo lado e bombeia para a arteria pulmonar, passa a arteriolas, veias, venolas, capilares e ha uma hematose pulmonar nos alveolos pulmonares, e volta para trás ate a auricula esquerda e recomeça todo de novo...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Morfologia do Coração

Morfologia do Coração


Localiza-se na cavidade torácica, parte central, entre os pulmões, ligeiramente inclinado para o lado esquerdo e está protegido pelo esterno.
O seu tamanho é aproximadamente um pulso fechado. O coração é constituído por uma camada interna chamada Endocárdio; a camada que se segue chama-se Miocárdio a camada mais espessa que esta revestida por enumeros vasos sanguíneos e por fim o Pericárdio que é a camada mais externa do coração.




Veia Cava superior e inferior: Trás o sangue da parte superior e inferior de todo o corpo para o coração;

Veias pulmonares: Levam o sangue para o pulmão;

Aurícula Direita: Recebe o sangue arterial;

Aurícula esquerda: Recebe o sangue venoso;

Válvula Tricuspide: Faz comunicação com o ventrículo direito e passa o sangue da aurícula direita para o ventrículo do mesmo lado;

Válvula Bicuspide: Faz comunicação com o ventrículo esquerdo e passa o sangue da aurícula esquerda para o ventrículo do mesmo lado;

Ventrículo direito: Recebe o sangue da aurícula direita e bombeia o sangue para a artéria pulmonar;

Ventrículo esquerdo: Recebe o sangue da aurícula esquerda e bombeia o sangue para a artéria aorta;

A válvula semi-lunar direita: Faz a comunicação com a artéria pulmonar;
A válvula semi-lunar esquerdo: Faz a comunicação com a artéria aorta.

Os Vasos Sanguineos

Os Vasos Sanguíneos
Existem 3 tipos de vasos sanguíneos: são eles as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem o sangue de volta ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo (grande circulação)depois rumo aos pulmões (pequena circulação).
As artérias são mais elásticas e mais espessas porque têm se suportar a pressão do sangue quando bombeado pelo coração; as veias são menos espessas e menos elásticas do que as artérias e os capilares são menos espessas e menos elásticas que as veias(os capilares só tem uma camada de células porque distribuem os nutrientes as células com uma camada as células passam facilmente por elas). os capilares comunicam pelas veias através das vénulas e através das artérias pelos arterioles.

A Linfa

A Linfa
A linfa é um segundo circulo circulatório, que deriva do sangue que é constituido por glóbulos brancos, plaquetas, plasma, nutrientes, cloreto de sódio (sal) e gases (oxigénio e dióxido de carbono). A Linfa é aquela que transporta os gases e distribui os nutrientes para as celulas, a Linfa circula nos vasos linfaticos a essa Linfa chama-se Linfa Circulante e a que circula nos intersticios das celulas chama-se a Linfa Intersticial.
Nos vasos linfaticos existem dilatações que são responsáveis pela formação dos linfoticos a isso chamamos gânglios linfáticos(por exemplo, quando estamos doentes os gânglios linfáticos enchem e produzem os anticorpos para combater as bacterias os que causam dor encontram-se no pescoço, por baixo dos ouvidos; nas virilhas e nas axilas. São também no Baco e no Timo que se produz a Linfa.

Globulos vermelhos

Glóbulos vermelhos,Hemácias ou Eritrocitos
Estas células têm a função de transportar o oxigénio(O2) e Dióxido de Carbono(CO2), têm uma forma regular(Discos Bicôncavos), têm uma duração de 120 dias na corrente sanguínea e têm origem na medula vermelha dos ossos.
Estas células perdem o núcleo assim que vão para a corrente sanguínea, também têm hemoglobina que dá a com avermelhada aos glóbulos vermelhos (porque contêm ferro). A hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte do O2 e do CO2.
Quando as células chegam aos alvéolos pulmonares ligam-se aos tecidos e fazem o transporte dos alvéolos pulmonares para os tecidos a isso chama-se Oxi-hemoglobina(porque fazem o transporte de oxigénio) e o mesmo acontece ao contrário, ou seja, quando os glubulos vermelhos se encontram nos tecidos fazem o transporte de Dioxido de carbono para os alveolos pulmonares a isso chama-se Carbo-hemoglobina.

Plaquetas Sanguineas

Plaquetas Sanguineas ou Trombócitos
Tem a função de mecanismo de coagulação do sangue, (significa que quando as veias têm uma ruptura as plaquetas sanguineas são aquelas que vao ocupar espaço na ruptura e tapar para não sair mais sangue, juntamente com o plasma(que depois irão introduzir fibrinogenio que é uma proteina soluvel) que depois se iram transformar fibrina, que é uma proteina não soluvel, forma uma rede fazendo com que as celulas sanguineas fiquem aprisionadas) tem uma forma irregular, duram cerca de uma semana na corrente sanguinea e formam-se na medula ossea.
As plaquetas não são verdadeiras celulas, elas são fraquementos de outras celulas e por isso não têm um nucleo.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

forma dos dentes

Forma dos dentes (não pós na tabela porque não cabia):

Tabela dos orgãos anexos do aparelho digestivo...


O dente...

Existem vários tipos de dentes com funções diferentes:












A enzima...

As enzimas são bio catalisadores, (intervêm nas reacções e não se gastam) cada enzimas tem uma determinada substancia a actuar (substrato), por exemplo, quando se da a ensalivação no alimento a amila salivar que esta contida na saliva vai atacar o amido (o amido só o amido e mais nenhuma substancia).

As enzimas são sensíveis ao pH e há temperatura do meio: se a temperatura for baixa a enzima fica inactiva se for alta e destruída a temperatura ideal * e 36,5 ºC.
O pH ideal para a enzima actuar é o pH neutro, se o pH mudar para acido ou básico é destruído.

*A temperatura ideal é a temperatura em que a enzima tem a reacção máxima na substancia.

Alguns conceitos...




Propriedades do sangue


Constituição do sangue


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Endoscopia digestiva

http://www.youtube.com/watch?v=vhESiM1emN0&feature=related
(devido a problemas tecnicos, eu tive de por este link, eu não aconcelho este video a pessoas sensiveis, quem não for espero que goste;D ) Quem quiser tambem podera ver o meu Facebook!

Tabela dos orgaos do aparelho digestivo (2º parte)


Tabela dos orgaos do aparelho digestivo(1º parte)